Monitoramento de Taludes

A 3Geo Tecnologia está desenvolvendo alguns sistemas especiais para monitoramento de taludes, como:


TDR - Time Domain Reflectometer

A tecnologia do TDR tem sido utilizada, com muito sucesso nos EUA, para o monitoramento de taludes em processo de ruptura, principalmente quando não há necessidade de medir deslocamentos ou velocidade de deslocamento. Aqui no Brasil, pode ser utilizado para o monitoramento de taludes em estradas, barragens, pilhas de estéril, taludes de aterros sanitários, movimentos de massa de colúvios e tálus. Pode-se realizar o monitoramento no campo, através da instalação de um cabo coaxial numa vala na horizontal ou numa perfuração na vertical. O monitoramento com TDR simples, indica a profundidade da superfície de ruptura, quando o cabo é instalado na vertical, ou a posição da trinca de tração, quando o cabo é instalado na horizontal. Com TDR completo, é possível visualizar deformações pré ruptura, tendo em vista que o sinal do cabo é alterado quando ocorre deformação do mesmo. Consulte algumas referências, no rodapé desta página, para conhecer melhor algumas aplicações do TDR em taludes.



3Geo Kit I

Sistema de aquisição de dados de 2 canais para monitoramento de chuva e mais uma variável de interesse, como, nível d´água, umidade do solo, sucção ou ruptura do solo. Este é o sistema de entrada para monitoramento de taludes ou encostas naturais, sendo necessário ir até o local periodicamente para fazer o download dos dados registrados.



3Geo Kit II

Sistema de aquisição de dados de 8 canais, podendo ser estendido até 64 canais, para monitoramento de chuva e outras variáveis de interesse, como nível d´água, umidade do solo, sucção, ruptura ou deslocamento do solo. Este sistema é autônomo e pode ser configurado para atender a necessidade específica do cliente e do problema, transmitindo o dado, em tempo real, via rádio de 1 km a 30 km ou GSM. Os dados podem ser monitorados em tempo real com uso de computadores conectados a internet ou até mesmo a partir de smartphones.